Colóquio DocumentaCena de Crítica de Teatro no Cena Contemporânea

Colóquio DocumentaCena de Crítica de Teatro foi realizado no festival Cena Contemporânea, em Brasília, em 24 de agosto de 2015. Na ocasião, foi realizado o lançamento do livro O crítico ignorante – uma negociação teórica meio complicada, de Daniele Avila Small, com apresentação de Sergio Maggio.

Programação:

Mesa 1 – Desafios da viabilidade econômica da profissão

O flagrante encolhimento da prática e do pensamento da crítica cultural nos jornais impressos e sua transição para as plataformas online colocam em xeque o papel da remuneração do crítico. Se a crise financeira das empresas de comunicação minguou os postos de trabalho e os contratos de freelancer, quem ou o quê pagará o conteúdo que os profissionais estão produzindo na internet? Seria possível despertar a colaboração do público leitor-espectador-crítico? Como a militância na crítica de teatro pode ser articulada nesse ambiente de precarização do ofício? É possível colocar em prática uma ponte com os departamentos de artes cênicas? O volume e a velocidade da informação – e os meios que a veiculam – pressionam os modos de pensar e de escrever? São alguns dos questionamentos que passam pela cabeça dos participantes dessa mesa.

Convidados: Ivana Moura, Valmir Santos, Carlos Gil Zamora, Marcelo Bones e Diego Ponce de Leon. Mediação: Carmem Moretzsohn.

Mesa 2- Crítica de artista

“Não seria bom que os poetas e os escritores se exprimissem de vez em quando sobre o seu material, suas criações, sobre prosa, poesia, fragmentos, versos e frases? Creio que daí poderia surgir uma teoria respeitável, no âmbito da qual o processo estético se apresentaria não apenas como fruto da criação, mas também como fruto da reflexão sobre a criação. Além do mais, tal teoria teria a vantagem de ser de origem ao mesmo tempo racional e empírica” A proposta de Max Bense em seu “O ensaio e sua prosa”, de 1947, traduzido apenas recentemente para o português, sintetiza com precisão a proposta desse debate. Diante de um visível horizontalização das práticas artísticas e teóricas, da presença cada vez mais numerosa de artistas nas universidades, propõe-se um questionamento do hábito da separação dos dizeres e saberes sobre as artes cênicas.

Convidados: Daniele Avila Small, Daniel Toledo, Sérgio Maggio e André Luís Gomes
. Mediação: Luciana Hattmann

O evento foi realizado no Auditório II do Museu Nacional de Brasília – Setor Cultural Sul, Lote 2 – Esplanada dos Ministérios.

 

coloquio

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *