Horizonte da Cena

O Horizonte da Cena é um site de crítica de teatro criado em setembro de 2012 pelas críticas Luciana Romagnolli e Soraya Belusi, residentes em Belo Horizonte, com colaboradores de Belo Horizonte e Curitiba. Também atuam como críticos fixos Clóvis Domingos e Soraya Martins, e como críticos colaboradores, Bremmer Guimarães, Diogo Horta, Francisco Mallmann, Igor Leal, Joyce Athiê, Julia Guimarães e Victor Guimarães.

Em tempos de depauperamento da experiência e vigência de uma cultura de consumo, a crítica de teatro apresenta-se como um espaço para investigar nossas contradições humanas e sociais, estabelecer diálogos com a produção artística contemporânea e praticar, a partir do contato com obras teatrais, o pensamento sobre os nossos tempos.

A crítica como exercício de olhar e escrita sobre o mundo do teatro e o teatro do mundo, aquele que formamos juntos. O crítico de teatro como um espectador interessado em afetar-se com o acontecimento teatral e problematizá-lo. Interessado em colocar ideias em circulação para que encontrem outras, semelhantes ou distintas, sem assumir o papel de juiz ou carcereiro do que deve ser a obra, mas pronto a refletir a partir da experiência artística.

Com essas premissas, o Horizonte da Cena abre-se à pluralidade de vozes dos seus colaboradores e convida artistas e espectadores a dialogar sobre o teatro e os tempos em que vivemos.

Há seis anos, acompanhamos criticamente a cena mineira e uma diversidade de festivais brasileiros: Mostra Internacional de Teatro de São Paulo – MITsp, Festival de Curitiba, Mirada – Mostra Ibero-americana de Teatro, Circus – Festival Internacional Sesc de Circo, Bienal Internacional de Teatro da USP, Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo, Cena Contemporânea, Festival de Cenas Curtas do Galpão Cine Horto, além de outras mostras no Ceará, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

 

Plataforma de Crítica