Mostra DocumentaCena

A I Mostra DocumentaCena aconteceu de 8 a 10 de novembro de 2016, em Curitiba, com curadoria de Daniele Avila Small e Luciana Romagnolli. A programação, gratuita, incluiu apresentações de peças teatrais de artistas da cidade, conversas com os grupos, uma oficina de crítica e dramaturgia, além do lançamento de publicações especializadas em teatro. Esses encontros foram um aquecimento para envolver a cidade e críticos visitantes nas atividades do Idiomas – Fórum Ibero-Americano de Crítica de Teatro, realizado em seguida, de 11 a 13 de novembro, na CAIXA Cultural Curitiba.

O público pôde assistir a três espetáculos curitibanos que evidenciam distintas linguagens e gerações do teatro na cidade: “Ilíada – Canto XIII”, com direção de Octávio Camargo e performance da artista Katia Horn, no dia 08, às 19h30, no Teatro do SESI Portão; “Os Pálidos”, da CiaSenhas de Teatro,  com direção de Sueli Araujo, no dia 09, às 19h30, na Sede da CiaSenhas de Teatro; e “A Maldita Raça Humana”, da Companhia Teatro de Breque, com direção de Nina Rosa Sá, no dia 10, também às 19h30, no Teatro SESI Portão. Após as apresentações, os grupos e críticos convidaram os espectadores a conversar sobre os trabalhos.

A programação continuou com uma oficina sobre crítica e dramaturgia intitulada “As mãos sujas de sangue”, ministrada por Jorge Louraço,  crítico e dramaturgo português, de 8 a 10 de novembro, no Centro Cultural SESI Heitor Stockler de França. Ele recebeu pessoas interessadas na interlocução crítica sobre teatro para, a partir das teorias e de análises de exemplos práticos e exercícios de escrita, refletir sobre a relação entre a crítica e a dramaturgia, propondo a análise de cena a cena da peça “Macbeth”, de Shakespeare, além da reescrita de uma cena do espetáculo.

E no dia 10 de novembro, às 16h, na Casa Selvática,  aconteceu  o lançamento da “Trema! Revista”, de Pernambuco, e do “Caixa de Pont[o] – Jornal de Teatro”, de Santa Catarina.

 

 

Katia Horn - Ilíada, Canto 13

Katia Horn – Ilíada, Canto 13

Os Pálidos - Cia Senhas. Foto Elenize Desgeniski

Os Pálidos – Cia Senhas. Foto Elenize Desgeniski

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *